• redes
  • redes
  • redes

Simpósio 2019

I Simpósio de Psicologia e Crítica Social do Grande ABC: "a importância das práticas críticas em tempos de resistência"

Nosso I Simpósio foi realizado no dia 05/10/2019 no Campus Centro da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; contamos com cerca de 80 participantes em uma manhã de sábado de muitas trocas, provocações e reflexões.

A mesa de abertura contou com as provocações iniciais do psicólogo Jean Fernando, representando o IP.abc – Instituto de Psicologia do Grande ABC e do psicólogo Davi Ruivo, representando o CRP SP – Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, falando sobre a importância da Psicologia em tempos de perda de direitos, ataque às populações historicamente perseguidas e discriminadas e, com isso, abrimos os trabalhos.

Logo após, a Profa. Dra. Marlene Zola trouxe excelentes reflexões em sua conferência sobre “O lugar da crítica social na formação em Psicologia”, ela que tem uma jornada nas políticas públicas, é professora universitária e atualmente gestora do Curso de Psicologia da Fundação Santo André trouxe um percurso histórico, discutiu legislações importantes e nos ajudou a construir um olhar bastante crítico para a formação em Psicologia na atualidade.

Já caminhando para o fim da manhã, uma mesa que atraiu o interesse de muitas pessoas: “Psicologia, capitalismo e sofrimento”, um título bem explícito que o cientista social Prof. Dr. José Francisco Greco e a psicóloga Profa. Dra. Adriana Eiko exploraram de forma profunda, posicionada e provocativa sob a mediação da estudante Larissa Alecrin.

Para finalizar o Simpósio, os fundadores do IP.abc, Jean Fernando e Rafa Dutra, fizeram o lançamento da 2ª edição da Revista Psicologia em Movimento.

A realização do I Simpósio de Psicologia e Crítica Social do Grande ABC foi um marco para o IP.abc e também a abertura de um espaço importante para debater questões relevantes sobre a construção de uma Psicologia crítica e progressista na região. Agradecemos a parceria com a USCS; as nossas convidadas e também às mais de 80 pessoas que foram lá compartilhar dessa manhã. Em 2020 tem mais, acompanhem!